terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Evento: Abadá-Capoeira realiza Encontro e Jogos Femininos 2012

   Será realizada, entre os dias 23 e 27 de maio de 2012, no Rio de Janeiro, a terceira edição do “Encontro e Jogos Femininos” da Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira (Abadá-Capoeira). Com o tema “Encanto Feminino”, o evento contará com a participação de mulheres capoeiristas de vários estados brasileiros e de outros países. Há também uma expectativa com relação à presença das mestrandas Márcia Cigarra e Edna Lima no encontro.
   Segundo a professora Juma, uma das organizadoras do evento, o objetivo é integrar, incentivar e desenvolver cada vez mais as potencialidades das capoeiristas da Abadá-Capoeira. “Nossa ideia é estimular as mulheres a mostrarem seu talento, se sentirem motivadas a treinar, a tocar, a cantar. Também é uma excelente oportunidade para que as meninas se conheçam melhor e construam laços de amizade, o que contribui para o fortalecimento não só da Abadá-Capoeira, mas, da capoeira como um todo”, ressaltou Juma.
Ela destaca que a intenção do evento não é separar (mulheres e homens), mas, principalmente, estimular as meninas a se preparem melhor. “Depois que criamos os Jogos Femininos, as meninas têm se preparado mais para participar das competições e dos eventos seguintes, que fazem parte do calendário anual da Abadá-Capoeira, a exemplo dos Jogos Brasileiros, dos Jogos Mundiais, além dos campeonatos regionais, estaduais e do Zumbimba. Essa preparação envolve vários aspectos, além da parte física, técnica”, explicou a professora.
Juma ressaltou ainda que, além da melhoria no nível técnico das capoeiristas, o evento feminino também gerou outros frutos, como a gravação do CD “O Canto Feminino da Capoeira”, em 2010, com cantigas interpretadas somente por mulheres.

O Encontro e Jogos Femininos da Abadá-Capoeira
   A primeira edição do “Encontro e Jogos Femininos da Abadá-Capoeira” ocorreu entre os dias 20 e 23 de maio de 2010, no “Floresta Country Club”, no Rio de Janeiro. Na ocasião, foi realizada uma campanha de prevenção do câncer de mama. Em 2011, o evento aconteceu no mesmo local, de 26 a 29 de maio, com o tema “É tempo de mulher”. Sendo que a competição (jogos) aconteceu no Teatro Sérgio Porto, no Humaitá.
   Aproximadamente 300 mulheres capoeiristas participaram, em ambas edições, de cursos de capacitação técnica ministrados pelo mestre Camisa, bem como de rodas de capoeira, palestras, debates e atividades relacionadas à cultura afro-brasileira, tais como: samba de roda, maculelê e jongo. Estiveram presentes capoeiristas de todos os estados brasileiros e de países como: França, Inglaterra, Japão, Austrália, Rússia e Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário